Em que parte do corpo achas que vive a criatividade dentro de ti?
"Eu não sou nada criativa."
"Não tenho ideias de jeito."
Se tivéssemos consciência do quão destrutiva esta autocrítica é, e o quanto representa rejeitar o nosso corpo, não diríamos estas frases e outras, tantas vezes.
Aceitar o corpo, honrar o corpo, vai muito mais além da parte física. Passa muito mais por acolher o que a mente nos traz, o que coração e as emoções nos querem dizer. É reconhecer que somos suficientes como somos e que já somos tanto.
A criatividade, a imaginação, vive no nosso útero (ou “ventre energético” mesmo para quem não tem útero físico). Ele é o "caldeirão" onde geramos filhos, ideias, sonhos, projetos, mudanças de vida. É onde vive a nossa água, a nossa fluidez.
Quando dizemos que não somos criativas é como se estivéssemos a rejeitar uma parte de nós, do nosso corpo, do nosso sagrado feminino.
Então, como podemos aceitar e honrar o nosso ventre, o nosso útero, a nossa criatividade?
Temos que reconhecer o nosso ventre como um centro de poder e sabedoria. Existem movimentos conscientes que podemos fazer para estimular a nossa energia criativa, através da dança, yoga, e outros exercícios.
Práticas de visualização e rituais ajudam a restabelecer essa energia, a acolher essa parte de nós que deixamos de olhar e abrir a porta para o potencial de gerar, de criar.
Este é o convite do Retiro Aceita o teu Corpo, de 7 a 9 de novembro no Vimana Dreams, em Águeda. Um convite a sentires a liberdade no teu corpo, a aceitares o preconceito. Um convite para seres real e não perfeita. Um retiro feito com responsabilidade, em que haverá uma sessão de preparação antes do retiro e uma sessão de integração da vivência, após o retiro.
Se sentires que estás preparada para olhares para ti com mais amor e compaixão, estou de braços abertos à tua espera. Ainda há lugar para ti. Podes inscrever-te aqui no Retiro Aceita o teu Corpo.
Que possas ver a beleza que já existe dentro de ti e que possas ter a coragem de dares o passo rumo à aceitação do ser humano incrível que já és.
Com amor,
Cátia
Fotos de @madlybyyours